segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mulheres da Comunicação - Elas assumem o comando!

Comunicativas, intuitivas e determinadas, as mulheres foram criadas para a área de comunicação. Para confirmar, é só olhar em salas de aula dos cursos de jornalismo, relações públicas, marketing e publicidade: as meninas são a maioria e sabe por quê? Porque hoje vemos mulheres gerenciando departamentos, dirigindo filmes, prospectando novos jobs e clientes, enfim, assumindo importantes papéis e comandando grandes empresas.

Lô Politi, diretora de filmes publicitários e sócio-diretora da Maria Bonita Filmes, atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos e ganhou prestígio por sua habilidade na direção de atores e um olhar voltado ao cinema, construindo narrativas perfeitas, excelente exemplo quando falamos em comandar equipes, principalmente masculinas. "Quando me chamam para dirigir um filme publicitário ou documentário faço questão de acompanhar tudo e mostrar que estou no comando. Sou extremamente perfeccionista e detalhista, logo, quem trabalha comigo sabe que sou exigente em todas as produções", enfatiza a diretora.

Gilvana Viana que atua na área de atendimento da produtora de áudio Comando S, é uma baiana que saiu de Jequié e trilhou uma carreira de sucesso. Começou no estúdio de Arnaldo Pappalardo, passou pela Zohar Cinema, deu vôo internacional com a passagem pela francesa Point Repaire, casou e teve filho. "Sinto-me realizada em todos os planos, tanto profissional, quanto pessoal. Tenho reconhecimento do mercado e certeza que ainda tenho muito a conquistar. Na verdade acho que sou uma verdadeira RP, pois na hora de comunicar e ampliar redes de relacionamento, eu roda a baiana e assumo o barco. E se você pensa que isso atrapalha minha vida pessoal, pelo contrário, tenho dois filhos, sendo que um é adolescente, corro no Parque do Ibirapuera e ainda mimo meu marido. Minha carreira e minha vida pessoal caminham juntas, e sempre com muito ritmo", comenta Gil.

Gilvana e Lô Politi não são casos isolados do mercado de comunicação. A presença feminina é cada vez mais constante no trade marketing. A empresária Amélia Withaker é outra mulher que vem se destacando. A frente da Visar Planejamento, Amélia tem conquistado espaço e contas importantes para sua empresa de comunicação & marketing. Aos 29 anos, Amélia ilustra as jovens desbravadoras da comunicação. "Tenho batalhado pela minha empresa, que é a minha vida. Trilhar um caminho concreto vai fazer com que o nome Visar se torne ainda mais consolidado no mercado. Podem até me chamar de workaholic, mas quando quero algo eu vou atrás, e consigo!", finaliza Amélia.

O espaço tomado por elas é cada vez mais expressivo. As agências de publicidade estão repletas de mulheres. Andressa Curvelo ilustra bem esse cenário. Andressa é diretora de arte, ou seja, trabalha no departamento de criação da agência Fess'Kobbi, ambiente dominado pelos homens até pouco tempo atrás. Atualmente, as mulheres estão cada vez mais presentes na criação das agências. "Tenho muitas amigas que também são criativas. Antes as mulheres atuavam mais na área de atendimento ou produção, agora invadimos o "clube do bolinha" e também atuamos na criação. Com isso, o número de mulheres nas agências está cada vez maior", acrescenta a diretora de arte.

Empresárias, atendimentos, criativas, assessoras, jornalistas, diretoras. As mulheres cercaram a comunicação e estão por todos os lados. No passado elas dominavam os cursos de psicologia, pedagogia e magistério, agora, usam a sensibilidade para garantir as melhores cenas, a competência e jogo de cintura para conquistar clientes e a eficácia para mantê-los.

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário: