quinta-feira, 2 de julho de 2009

Matéria interessante sobre o Twitter que o G1 deu hoje

Tire suas dúvidas básicas sobre o Twitter

Confira como mandar mensagens privadas e fotos no microblog.
Aprenda também a buscar termos e responder mensagens a seguidores.

Do G1, no Rio

Participar do Twitter, a rede social do momento na internet, é divertido. Mas é preciso tomar cuidado para não cometer gafes, como fez o ator Bruno Gagliasso nesta semana. Gagliasso divulgou, por acidente, seu número de telefone celular para todos os internautas.

Siga as últimas notícias do G1 pelo Twitter

Leia também: Saiba como aumentar sua popularidade no Twitter

Usar o microblog é simples, mas há algumas regras básicas para não ter problemas ao usar o site. Se você não tem cadastro, mas quer entrar no Twitter, clique aqui e siga o tutorial preparado pelo G1. E confira abaixo algumas dicas para iniciantes no Twitter:

-- Como enviar mensagens diretas para outros usuários? 
O ator Bruno Gagliasso acabou divulgando o número do seu telefone celular em conversa pública no microblog com o cantor Tico Santa Cruz, vocalista dos Detonautas.  

 Foto: Reprodução/Twitter Foto: Reprodução/Twitter

Ator divulgou celular na internet. (Foto: Reprodução/Twitter)

Com isso, seus cerca de 19 mil seguidores tiveram acesso ao número, causando dor-de-cabeça ao ator, que quando percebeu o 'vacilo', apagou a mensagem. Mas é provável que tenha que mudar o número do seu celular.

Para evitar esse tipo de problema, os usuários que quiserem enviar mensagens direta e exclusivamente para determinado destinatário do Twitter devem digitar a letra "D" + o nome de usuário do destinatário + o texto com a mensagem em questão. Assim, uma mensagem privada é enviada e salva em arquivo, separadamente na página do destinatário, e somente ele poderá acessá-la.

-- Como responder para outros usuários?
Ao usar o símbolo "@" (at, em inglês) junto ao nome do destinatário + a mensagem, o internauta responde um tweet diretamente para outra pessoa, ao mesmo tempo em que permite salvar a mensagem na janela de respostas ("replies").

Por exemplo: "@fulano obrigada pela mensagem de parabéns!". Quando já há um "tweet" (mensagem) na página deixado por determinado contato, o usuário pode clicar na setinha localizada ao lado da mensagem - abaixo da estrela - para respondê-la. Aí aparecerá automaticamente o @nomedodestinatário da mensagem. 

 -- Como fazer buscas? 

Cantora Sandy: como fazer buscas. (Foto: Reprodução/Twitter)

Para fazer buscas no Twitter, basta clicar em "search" na barra inferior do site. Assim, o usuário é direcionado para a ferramenta de buscas do próprio serviço de microblog, no endereço search.twitter.com

Para buscas avançadas, vale clicar em "Advanced Search" no próprio Twitter Search.

Já para encontrar amigos no Twitter, o internauta deve clicar em "Find People" na barra superior do site e digitar o nome da pessoa que procura.

 -- Como postar fotos? 

Rubens Barrichello tenta postar fotos no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)

Não há, no Twitter, algo semelhante à função "álbum de fotos" do Orkut. Portanto, a única opção é dar links para serviços externos.

Para postar fotos no Twitter, os usuários podem recorrer a sites de compartilhamento de fotos como o Twitpic e o Flickr, que contam com ferramentas específicas para essa finalidade.

 -- O que é RT?
RT é a sigla para o "re-tweet", bastante usado pelos twitteiros, que permite que o usuário envie uma mensagem recebida anteriormente para todos os seus seguidores. Para isso, basta escrever RT @nomedousuário e copiar o texto recebido.

 -- Como encurtar links?
Há pouco tempo a CNN também protagonizou mau uso da ferramenta, escolhida pela rede norte-americana para propagar informações sobre as eleições no Irã mais rapidamente. De acordo com o site "TechCrunch", em 10 posts enviados pela CNN, oito tinham links quebrados, impedindo que os quase dois milhões de seguidores da conta CNN Breaking News tivessem acesso às informações.

Isso acontece porque, como o Twitter aceita mensagens com apenas 140 caracteres, muitas vezes o link é maior do que isso. Então, o melhor é encurtar os links que serão enviados para os seguidores.

Alguns sites que permitem essa redução da URL são OKM e Migre.me - ambos em português, e os em inglês TinyURL, u.nu, bit.ly e Tweetburner

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1215256-6174,00-TIRE+SUAS+DUVIDAS+BASICAS+SOBRE+O+TWITTER.html

Nenhum comentário: