quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comissão aprova proposta de isenção de impostos para CDs e DVDs

A PEC (proposta de emenda à Constituição) que reduz até 25% os impostos sobre o preço final de CDs e de DVDs musicais brasileiros foi aprovada nesta última quinta-feira (5) pela Comissão Especial da Câmara, que analisou a proposta. O relator da PEC, deputado Otávio Germano (PP-RS), deu parecer favorável à aprovação da matéria, que teve como primeiro autor o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

De acordo com o parecer aprovado, as fábricas de CDs e de DVDs instaladas na Zona Franca de Manaus continuam com a isenção de impostos na fabricação dos produtos. A emenda foi incluída no texto por acordo com os deputados da bancada do Amazonas.

O deputado Otavio Leite estima que com a aprovação da PEC e sua promulgação haverá uma redução nos custos de CDs e de DVDs produzidos no Brasil em até 25% nos preços finais para o consumidor. "Atualmente, na cadeia produtiva de um CD, desde o ato da criação, passando pela gravação, registro, formatação do fonograma, multiplicação, distribuição até a venda em loja, incidem, em cascata, cerca de 25 % de tributo direto", disse o deputado Otavio Leite. Ele acredita que, com essa PEC, será possível levantar o mercado de música no Brasil.

Diversos artistas compareceram à reunião da comissão para apoiar a aprovação da proposta, entre eles, os cantores Gian e Giovani, César Menotti (que faz dupla com Fabiano) e Ivo Meireles. O deputado Otavio Leite informou que o cantor Sérgio Reis também esteve na comissão.

A PEC terá agora que ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara para depois ser encaminhada à discussão e à votação, também, em dois turnos, pelo Senado Federal. Para ser aprovada na Câmara serão necessários os votos de, no mínimo, 308 deputados em cada um dos turnos de votação.

Fonte: Da Agência Brasil

 

PS: Boas notícias!!!!!!!

Nenhum comentário: