sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Exposição temporária do Museu Prudente de Moraes objetos que transformaram épocas

O Museu Prudente de Moraes, instituição pertencente à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura no interior, administrada em convênio com a ACAM Portinari, realiza a mostra “Modernidade - Transformações de uma Época” até fevereiro de 2010, em Piracicaba. Ao todo, são 36 peças, como máquinas de escrever e de fotografia, taquígrafos, telégrafos, vitrolas e bússolas, que retratam a modernidade e chamam atenção para a revolução nos costumes e nos padrões da sociedade provocadas no momento em que foram criadas, estabelecendo novas relações pessoais e de trabalho.

Na exposição, o visitante terá a oportunidade de relembrar alguns itens que fizeram parte de seu cotidiano e que hoje se tornaram obsoletos, além de encontrar objetos curiosos, dos quais há muito tempo não se ouvia falar. Entre as peças expostas no museu, está a precursora da calculadora que se conhece hoje. Parecida com a engrenagem de um relógio, a calculadora manual datada de 1912 auxiliava no resultado de operações matemáticas. Entre os itens mais antigos, está uma máquina de escrever de 1894.

A intenção da exposição é mostrar que essas transformações trouxeram acessibilidade e praticidade para o cotidiano, mas, de certa forma, tornaram o homem dependente do aparato tecnológico para realizar atividades corriqueiras. De acordo com o museu, a exposição ganha destaque por envolver um público de todas as idades e colocar o museu como uma das opções de lazer para as férias em família, proporcionando diversão e cultura por meio de curiosidades e reflexões sobre objetos que marcaram a história da sociedade.

Exposição
“Modernidade – Transformações de uma Época”
Período: até 02/2010
Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
(rua Santo Antonio, 641, centro – Piracicaba - SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (19) 3422-3069
Entrada: gratuita

(Fonte: Ana Lígia Vasconcellos)






Nenhum comentário: