quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Jornalistas e vendedores de anúncios ficam mais próximos em redações reestruturadas

A linha que separava jornalistas de vendedores de anúncios parecia estar bem demarcada: repórteres e editores trabalhavam com notícias, enquanto o pessoal de vendas se ocupava dos negócios. Essa linha, contudo, parece estar se apagando.

Executivos do jornal americano Dallas Mornig News passaram boa parte da última semana esclarecendo sua nova reestruturação. Na nova redação do Dallas Morning News, noticia o New York Times, alguns editores se reportem diretamente a executivos de fora da redação, e cuja função está concentrada no monitoramento de venda de publicidade. Jim Moroney, diretor do Mornig News, explica ao Dallas Observer: "Nossos conteúdos não estão à venda".

Por outro lado, a editora de língua espanhola ImpreMedia planeja realizar cursos de especialização de quatro semanas, no começo de 2010, em suas redações de Nova York (no El Diario de La Prensa) e em Los Angeles (no La Opinión). A empresa capacitará blogueiros de ambas a cidades para que ajudem no desenvolvimento do jornalismo "hipelocal".

A ImpreMedia chama o curso de "Laboratórios de Jornalismo Eletrônico de Imprensa Comunitária", e a companhia também diz que dará treinamento em vendas para os blogueiros, além de criar "acordos de negócios mutuamente favoráveis".
 

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