terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Festa do congo em Itamogi

Os encantos que Itamogi-MG não são apenas o carinho por conta das lembranças infantis da minha mãe ou o afeto incondicional que eu tenho pela cidade por conta do meu avô José Leonel.
Itamogi tem sua história envolvente, suas personalidades fortes que dominam até hoje as lendas urbanas e os contos nas vastas fazendas de café da região, mas principalmente por sua cultura forte.
Há muito tempo estava tentando ir para a cidade a fim de participar da Congada, festa folclórica que temos em muitas cidades da região. Em Itamogi, como todas as festas da cidade, o trajeto ocorre em volta da Igreja Matriz.
A congada começa no dia 26 e termina em 30 de dezembro. A Prefeitura oferece uma janta mais que especial, no cardápio: arroz, feijão, carne moída com batata e macarrão.
Não sei os motivos, o tempero ou se o sabor é dado por meio a confraternização e muito trabalho dos envolvidos, mas tem um sabor especial. Você pode ter comido nos melhores restaurantes franceses, ter experimentado o sabor da mais alta gastronomia que com certeza não vai chegar ao prazer que a janta do congo pode te dar. Comi uma pratada digna de quem trabalha na roça, quem me conhece sabe que eu costumo comer pouco. Antes, para abrir o apetite, comi uma pamonha salgada que a querida prima Lidy me deu.
De noite na praça fiquei assistindo a magia dos grupos de congo, com seus tambores, cores e bandeiras, assim como os grupos de moçambique e sua cantoria instigante.
Tenha a fé que tiver, acredite em Deus ou não. Acho que todo mundo tinha que participar de uma festa dessa. Rica em cultura e principalmente de união, pois a cidade se mobiliza quase que em 100% para agradar aos turistas e aos munícipes. É simplesmente a coisa  mais linda que pode se assistir.
Vi tudo aquilo na praça com os olhos marejados, com não pensar e imaginar o grande e querido José Leonel no meio da cantoria, buscando cerveja, conversando e fazendo farra. Senti ele perto de mim nos dias em que passei por lá e tenho certeza, onde quer que esteja nos últimos 26 anos, ele ficou feliz por mim que mesmo sozinha peguei o carro e desbravei alguns poucos quilômetros e um pedágio para ver essa festa maravilhosa.
Eu tenho a sorte de poucos de ter uma família que aos trancos e barrancos, com a proximidade ou distância, todos se amarem ao seu modo e estilo de vida.
Claro que a festa não é nada comparada com os momentos que fiquei com os meus primos, muitos que estou tendo a oportunidade de conviver mais agora por conta das minhas loucuras de "estou indo para Itamogi."


Rei e Rainha do Congo Foto: Luiza Pellicani

moçambique

Congada




Nenhum comentário: