A criatividade e a inventividade do brasileiro também podem estar a serviço da beleza. É o caso de recentes inventos de três paulistas e um mineiro, o Pente Elétrico, por Marileuza David de Sousa; o Dry Hair Car, secador de cabelos para ser usado dentro do automóvel, criado pela dupla Arthur Ferreira e Maria Teresa Guerra; e a Escova Antiqueda, pelo empresário mineiro Robson Calixto Cruz.
Dry Hair Car - Secador especial para ser acoplado à saída de ar do veículo – Criatividade a quatro mãos. É o caso do zootecnista Arthur Augusto Ferreira e de sua sócia, a professora Maria Teresa Araujo Guerra. Moradores da cidade paulista de Campina do Monte Alegre, eles criaram um secador de cabelos que facilita a vida de quem sai de casa com o cabelo molhado e quer aproveitar o tempo parado no congestionamento para pôr a beleza em dia. A ideia surgiu por acaso, como conta Ferreira: "Estávamos eu e minha sócia no carro um dia e ela saiu atrasada de casa com o cabelo molhado. Ela pediu que ligasse o ar quente para secar o cabelo, como sempre fez. Ao observar a ação, concluí que é um sistema eficiente, porém desconfortável. Foi aí que tivemos a ideia de acoplar um cano no sistema de ventilação do veículo para direcionar o vento e, assim, facilitar o processo". Ele explica que foram feitos três protótipos, até que obtiveram o formato final: "Fizemos um equipamento formado por encaixe e mangueira. O melhor é que não requer energia, apenas a própria ventilação do carro, de preferência o ar quente. Para usá-lo, basta encaixar o dispositivo numa das saídas de ar e fechar as outras", detalha. "Considero nosso invento prático para qualquer pessoa, porque pode ser usado na falta de tempo de secar os cabelos antes de sair e até depois de uma chuva repentina, podendo também aquecer o corpo e os pés", imagina Ferreira. "Pensamos em vender a ideia para qualquer empresa de acessórios de carros ou fabricantes de secadores de cabelo", calcula.
Dispositivo aplicado em Escova de Cabelo – Trata-se de uma escova antiqueda de cabelo, criada pelo empresário e administrador Robson Calixto Cruz. Mineiro de Governador Valadares e hoje com 39 anos, Cruz desde cedo tem sinais de calvície: "Travo uma luta pessoal há mais de quinze anos, pois a calvície sempre me incomodou muito; nada do que usava fazia efeito e não tinha dinheiro para transplante capilar. Com meus conhecimentos sobre lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, comecei a pesquisar a respeito e criei uma escova capilar com cabochões (cones) de cristais naturais polidos nas pontas das cerdas". Segundo os estudos de Cruz, esses cristais promovem limpeza profunda e massagem do couro cabeludo. Com a experiência, ele concluiu que a escova previne e trata qualquer calvície, inclusive a hereditária, além de fortalecer cabelos finos: "O invento não só paralisou a progressão da minha calvície, como promoveu surpreendente recuperação de cabelos nas áreas ralas e calvas, melhorando consideravelmente seu brilho e volume". Além de testar em si mesmo, Cruz está fazendo experiências com amigos e amigas e observando a ação do produto durante meses. "Em todos os casos há uma surpreendente melhora", conta, orgulhoso, o empresário que sonha ver seu invento sendo utilizado em clínicas, salões de beleza e nas residências. Com o produto patenteado nacional e internacionalmente, Cruz espera formar parcerias com grandes empresários para sua fabricação e comercialização.
Dispositivo Aplicado em Pente Elétrico – A dona de casa Marileuza David de Souza, de São Bernardo do Campo, queria resolver o problema da demora dos aparelhos tradicionais em fazer tratamentos de beleza. Ela criou um dispositivo em forma de pente elétrico, que serve para alisar os cabelos a quente, a partir da raiz. "O aparelho dispensa o uso de produtos químicos e de pranchas e pode ser usado até em crianças", conta. Ligado à eletricidade, segundo a inventora é um produto de fácil manuseio, que permite modelar os cabelos da forma desejada, sem a necessidade de escova ou pente adicional. A criação está patenteada e pretende atingir o público em geral: "Minha intenção é colocar um produto novo no mercado, para facilitar o dia a dia de pessoas que não têm tempo, nem poder aquisitivo, para estar sempre no salão de beleza. Estou aberta a propostas de fabricantes do ramo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário