quinta-feira, 2 de julho de 2009

Invento alia facilidade na cozinha à preservação do meio-ambiente: endurecedor de óleo evita que dejetos sejam despejados no esgoto

 
             
O processo completo: endurecedor de óleo é prático e não polui o meio-ambiente
Grandes ideias e inventos normalmente surgem de necessidades básicas verificadas no cotidiano. O Endurecedor de Óleo Ecológico tem meta ainda mais significativa: proteger o meio ambiente de degradação maior. Com essa preocupação, o comerciante autônomo Emerson Antonio Kumabe, estabelecido na cidade paulista de Votorantim, inventou o produto logo no início do ano.
 
O invento – produto derivado da mamona (por isso natural) – é apresentado em flocos amarelados que, ao serem adicionados ao óleo quente, o solidificam, deixando a mistura na consistência de gelatina. "Depois de frio, o óleo sólido pode ser jogado tranquilamente no lixo", diz Kumabe.
 
O uso do produto passo a passo:
 
Para Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores (ANI), "o produto promete revolucionar a vida das donas de casa e de comerciantes do ramo alimentício, além de evitar problemas em redes de esgoto e encanamentos". Uma vez jogado no lixo, o óleo não volta ao estado líquido, não poluindo aterros sanitários e o solo.
 
Segundo Kumabe, a ideia surgiu da necessidade de um local adequado de descarte do óleo usado, sem prejuízo à natureza: "Vi que as pessoas estavam acumulando óleo em frascos, sem encontrar quem os aceitasse para reciclagem". Ao pesquisar sobre gordura vegetal, o comerciante fez experiências em casa com materiais que pudessem ser dissolvidos em óleo e o transformassem num resíduo sólido. "Qualquer um pode usar o produto, desde que nas quantidades certas: a cada 600 ml de óleo usado, aquecido em ponto de fritura, devem-se adicionar 20 gramas de flocos, e dissolvê-los completamente".
 
O Endurecedor de Óleo Ecológico é inédito no Brasil, onde está patenteado. Para sua industrialização e comercialização, Kumabe tem grandes expectativas, principalmente no caso de empresas do ramo de higiene e limpeza: "Eu venderia a ideia para a fabricação em série de um produto que serviria amplamente ao uso doméstico e comercial".
 
 
Serviço:
 
Os empresários interessados em produzir o invento ou comprar a ideia podem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873 3211.
 
Sobre a Associação Nacional dos Inventores
 
Tudo começa com uma boa ideia na cabeça.Depois do desenvolvimento de um protótipo e da realização de testes, o inventor tem a certeza de que o fruto daquela boa ideia vai melhorar a vida de muitas pessoas. A partir daí, muitos deles se perguntam: "O que fazer agora?".
 
A Associação Nacional dos Inventores foi criada exatamente para que as invenções brasileiras sirvam a toda a sociedade e para estimular os inventores a continuar dedicando-se à descoberta de novidades. "Nosso papel é incentivar e popularizar as inovações tecnológicas no País", afirma o presidente e fundador da entidade, Carlos Mazzei. "Trabalhamos na orientação e regularização das patentes de projetos e na posterior comercialização dos inventos em escala industrial".
 
Mazzei, também conhecido como "empresário dos inventores", dedica-se integralmente à busca pelo reconhecimento dos inventos brasileiros. "Quando se fala em invenção, muitos pensam apenas em projetos 'malucos'. Eles também existem, mas anualmente, são desenvolvidos diversos produtos e soluções para os problemas cotidianos".
 
Muitos projetos de extrema importância ainda aguardam investidores decididos a produzi-los em escala industrial. Outros já estão no mercado, trazendo bons lucros a quem os criou.
 
Fonte: Em Pauta Comunicação

Nenhum comentário: