terça-feira, 30 de agosto de 2011

Igor Ramos lança história do Bafo no ano de seu centenário

O futebol de Ribeirão Preto ganha mais um presente. Depois de contar a
história do Botafogo F.C no livro Botafogo – Uma História de Amor e
Glórias, o jornalista Igor Ramos lança, na próxima quinta-feira
(1º/09), seu segundo trabalho. E desta vez a torcida do Comercial é
quem será presenteada com o livro Comercial – Uma Paixão Centenária.

A obra apresenta um raio-x completo do clube, que completa 100 anos de
sua fundação no próximo dia 10 de outubro. O jornalista e escritor
conta a trajetória comercialina desde 1911 e encerra o livro com dados
bastante atualizados, incluindo não só o acesso para a primeira
divisão do Campeonato Paulista, como a primeira excursão
internacional, realizada na Áustria.

Pelas 420 páginas do livro, os 100 anos do clube são apresentados,
cronologicamente, desde a fundação, em 1911, na rua General Osório,
47. A viagem no tempo relata os primeiros anos de vida do Comercial e
sua importância como embaixador de Ribeirão Preto no século passado.

"O Comercial e o café davam fama nacional a Ribeirão Preto. O
desenvolvimento econômico da região e as vitórias nos gramados da
recém-fundada equipe projetavam a cidade e abriam caminho para o
crescimento do clube, fortemente vinculado ao poderio financeiro dos
barões do café", conta o jornalista ribeirão-pretano, que hoje mora no
Rio de Janeiro e trabalha como editor no Diário Lance.

Leão do Norte

No livro o autor mostra, com riqueza de detalhes, fatos que marcaram a
história do Comercial, como os primeiros jogos internacionais e a sua
excursão ao nordeste brasileiro, quando ganhou o apelido de Leão do
Norte. A derrocada alvinegra e a paralisação das atividades do clube,
em 1936, também merecerem destaque, assim como a retomada em 1954 e o
posterior acesso à primeira divisão paulista em 1958/59.

"O Comercial foi o primeiro clube de Ribeirão Preto a participar da
primeira divisão do futebol paulista ainda nos anos 20. E depois,
quando voltou às atividades, em 1954, obteve seu acesso dentro de
campo e, de lá para cá, se transformou em um dos grandes clubes do
interior", diz Ramos.

O célebre time de 1966, conhecido com o "rolo compressor", também
mereceu destaque, assim como o clássico Come-Fogo. Neste capítulo,
aliás, Igor Ramos mostra ao leitor números jamais publicados nas
estatísticas do clássico. Comercial – Uma Paixão Centenária traz
números e mais números. São mais de 1.000 jogos catalogados, muitas
fichas técnicas e todas as campanhas do Leão do Norte no Campeonato
Paulista de 1959 até 2011. "Em cada ano, o torcedor/leitor verá a foto
do time correspondente àquele período", salienta o autor.

Jornalismo esportivo

Igor Ramos faz questão de mostrar o Comercial na sua essência,
apresentando os fatos históricos sem distorcê-los. "Quando se faz uma
obra jornalística, que apresenta a história de um clube, já se sabe
que a maioria absoluta será de leitores torcedores do time. Mas isso
não pode contagiar a obra e fazer com que fatos sejam omitidos. O
Comercial é um clube do interior, que como todos os outros viveu com
dificuldades. O livro apresentará o Comercial sem disfarces, sem
querer transformá-lo em um Real Madrid. É um livro de jornalismo
esportivo, com enfoque na história de um clube. Mas é claro, neste
contexto, estão enaltecidas as glórias e, principalmente, a paixão das
pessoas que escreveram a história do Comercial. Torcedores, jogadores,
dirigentes e técnicos", conta.

No livro o autor apresenta perfis dos principais jogadores da história
do clube, e também registra os dirigentes mais importantes e os
treinadores que marcaram época. Zé Macaco, Belmácio, Guina, Thadeu
Ricci, Émerson Leão, Jair Bala, Piter, Mauricinho, entre outros, estão
em destaque.

"Depois de muitas entrevistas e um mergulho na história do clube,
pesquisando nos arquivos público de Ribeirão Preto, Biblioteca
Nacional do Rio de Janeiro, acervo do jornal A Cidade e de outros
jornais e revistas, fechei meu trabalho em 2011. E por uma outra feliz
coincidência, ao mesmo tempo em que o Comercial obteve seu tão
esperado retorno à primeira divisão. Um trabalho árduo, pois pouca
coisa, ou quase nada, havia sido publicado sobre a história do clube.
É uma produção independente, que contou com alguns apoios importantes,
mas, basicamente, nasceu de muito esforço e garra, assim como é a
história do Comercial", completa Ramos.

Ficha técnica do livro

COMERCIAL – UMA PAIXÃO CENTENÁRIA.

420 páginas – Capa dura – Formato 21 x 21cm.

Lançamento – 1º de setembro de 2011 (Quinta-feira) – 19h30 – Fnac
(RibeirãoShopping).

Sobre o autor

Igor Fernando Ramos

Jornalista, nascido em Ribeirão Preto, 38 anos. Em 2008, lançou seu
primeiro livro sobre futebol. Trabalhou em todas as emissoras de rádio
de Ribeirão Preto, como setorista dos clubes e apresentador. No
jornalismo impresso atuou como repórter nos jornais Verdade e Folha
Ribeirão. Foi editor do jornal A Cidade até 2010. Cobriu os jogos
Pan-Americanos no Rio de Janeiro e a Copa do Mundo na África do Sul.
Depois de 10 anos como correspondente regional do Diário Lance,
atualmente trabalha como editor do periódico esportivo no Rio de
Janeiro.

Nenhum comentário: